É fato que praticamente 100% das organizações atuais precisam ter em seus quadros uma forte equipe de Tecnologia da Informação, sob o risco de estar absolutamente fora de mercado. É fato também que “quem não se comunica se trumbica!”. Sei que só os mais antigos vão entender essa frase do Velho Guerreiro, apresentador que dominou por décadas os domingos da TV Brasileira, mas que continha uma sabedoria inquestionável: a comunicação é o centro das relações humanas. Incluindo as profissionais.
Começo o texto com esse apontamento porque no meu entender, as equipes de T.I. são fantásticas em criar soluções “mágicas” que impulsionam as empresas. Mas, talvez pela falta de alternativas, ainda prestam pouca atenção na comunicação que mantêm com o restante da equipe.
Pelos T.I.s passam todos dados e informações mais importantes. E quero chamar a atenção aqui de uma ferramenta já bastante conhecida no mercado, mas com muito pouco uso na área de Tecnologia da Informação: trata-se do Digital Signage – monitores que apresentam informações em tempo real.
O serviço já é largamente utilizado na área comercial (shoppings, elevadores, restaurantes e lojas) e também em TVs Corporativas. Mas ainda é subutilizado para apresentar dados e informações relevantes que podem efetivamente contribuir para gerenciar o desempenho de equipes.
Na verdade, o Digital Signage evoluiu para se integrar com os softwares analytics, se tornando mais um dos "canais" de apresentação de dados. Ao coletar informações importantes de várias fontes, como os indicadores de desempenho (KPIs), a sinalização corporativa se torna uma ferramenta eficaz para a produtividade da empresa.
Os dados de Big Data também são outra fonte importante para gerar percepções: números de mercado, métricas de venda, registros passados e tudo que for importante pode ser exposto da maneira adequada através do Digital Signage, para que cada colaborador seja detentor de informações que irão auxiliá-lo na tomada de decisões e achar rumos coerentes com os objetivos da organização.
A era do écran veio para ficar, aposentando os relatórios, papéis e dados embutidos em sistemas. A gestão à vista e a exposição de dados de maneira aberta é uma nova regra. Telas finas como papel, flexíveis, interativas, com inteligência artificial e integradas com sistemas internos são uma realidade. E muito mais vem chegando por aí!
Vale a pena refletir um pouco a respeito dos dados que podem e devem ser expostos para toda corporação, impactando as pessoas com números e informações que fazem sentido para os rumos da organização. Afinal, é melhor se comunicar, e bem, antes que o Velho Guerreiro toque a sua buzina!
Perguntas sobre o tema podem ser enviadas para antonio@sintonia.com.br. Se você não quer seu nome exposto, nem o de sua empresa, sinalize isso em sua mensagem. Até a próxima!
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