Digital Signage e Era da Comunicação Interna
- antonio3327
- 11 de fev. de 2019
- 10 min de leitura
Atualizado: 21 de abr. de 2022
Dicas e estratégias para usar mais e melhor a sua TV Corporativa!
Por: Antônio José Canjani | Sintonia Comunicação.
A geração conhecida por Baby Boomers está se a aposentando e os Millennials estão tomando os seus lugares. Só para relembrar, os Boomers são a geração que nasceu no pós-guerra, até meados da década de 60. Millennials são a geração que nunca viveu sem internet – nascidos nascidos na década de 90, um pouco antes ou um pouco depois.
O grande fato é que esses filhotes de Steve Jobs com Bill Gates estão ascendendo profissionalmente e trazendo consigo toda uma bagagem cultural própria. Atualmente, já representam mais de 50% da população economicamente ativa (dado de 2016) e uma boa parcela já ocupa cargos de gerência e direção.
Pesquisas mostram que entre as suas principais características estão: · São mais colaborativos· Interagem muito bem com a tecnologia· Estão sempre antenados em novidades· Abominam preconceitos· São empáticos e criam conexões com os clientes· Desejam ser empoderados· São mais motivados pelo aprendizado do que por questões financeiras.
Dentro de todo esse cenário, é fácil entender por que o Digital Signage acabou se destacando na última década. A explicação é que ele atende a todas essas expectativas dos Millenials por produzir uma comunicação direta, dinâmica, com textos curtos, imagens em movimento, gerenciado por softwares que são capazes de simplificar bastante o processo de distribuir e segmentar a comunicação para vários pontos com um simples clique de mouse.
Murais de recado e painéis de cortiça já fazem parte de um passado muito distante. Boletins e revistas impressas, também! A intranet – muito popular no início do milênio, virou um bicho de 7 cabeças, onde só se lê o essencial! Boletins e revistas eletrônicas, assim como longos e-mails, entopem as caixas de entrada e são enviados para o lixo sem nunca serem lidos. O “textão” saiu de moda, ninguém os quer nem mesmo nas redes sociais.
Por esses motivos, o Digital Signage ascendeu rapidamente e a maioria das grandes corporações já dispõe dessa ferramenta que, a cada dia, se torna mais prática e incorpora novas utilidades: inteligência artificial, comandos de voz, telas touch, reconhecimento facial e por aí se vai!
E para quem já usa o Digital Signage como parte do processo de Comunicação Corporativa, fica a reflexão: Como usar bem o potencial dessa nova ferramenta? Como ser mais lido, mais compreendido e como engajar mais e melhor esse novo público?
Ok, aqui vão algumas dicas e estratégias baseadas no trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos para grandes empresas, com excelentes resultados que podem ajudá-lo a extrair tudo o que esse sistema tem a lhe oferecer:
A comunicação Interna Antes do Digital Signage:

- Quadros/ Lousas
- Intranet- Boletins/ Revistas
- Boletins Eletrônicos
- Textos Longos- E-mails
Características da Linguagem Digital Signage:

- Templates Colaborativas
- Cartazes Digitais
- Vídeos Curtos
- Textos Curtos
Tipos de Informações Mais Usadas nas Telas DS:

- Notícias Externas
- Notícias da Empresa
- Anúncios de Funcionários
- Indicadores de Tempo, Trânsito, Moeda, Finanças, Estradas e Aeroportos
- Notas do RH
- Métricas do Chão de Fábrica
- KPIs
- Apresentações de Mídia
- Mensagens de Motivação
- Cardápios de Restaurantes
- Missão, Visão e Valores
1) Persiga o Engajamento de Equipe
Se você pergunta a qualquer líder o que ele gostaria de ver na sua equipe, a resposta mais comum será:- COMPROMETIMENTO!
Ou seja, o líder – tanto quanto um técnico de futebol, deseja sentir que a sua equipe partilha das suas ideias, do seu propósito, e que estão todos trabalhando na mesma direção! É o consagrado “#tamojunto” das redes sociais, como bem diz o Neymar.
Comprometimento nada mais é do que o compromisso emocional que o player tem com a equipe. Significa que os profissionais estão engajados e realmente se preocupam com o trabalho e com a empresa. Eles não trabalham apenas por um salário ou pela próxima promoção. Trabalham em nome dos objetivos da organização.
É essencial que as empresas busquem níveis mais altos de envolvimento da equipe, pois os funcionários que se sentem valorizados e envolvidos têm maior probabilidade de demonstrar a crença em sua organização, o desejo de melhorar e uma compreensão do contexto empresarial. Estudos mostram que as empresas obtêm melhores resultados quando sua força de trabalho é altamente engajada.
Em outras palavras, um alto nível de engajamento equivale a uma produtividade acima da média. No entanto, apenas 20% dos líderes de negócios – ou menos, no caso do Brasil - têm uma estratégia de engajamento dos funcionários.
Quando alinhada aos objetivos organizacionais e às principais métricas de sucesso, a sinalização digital interna pode ajudar a criar uma força de trabalho mais voltada para os propósitos da empresa. É nessa direção que todo o Plano de Comunicação de Digital Signage deve caminhar!
2) Estimule a Formação de Equipes Colaborativas
O Digital Signage também pode desempenhar um grande papel na criação de uma equipe que cria projetos em parceria. E já vimos que os Millenials são mais colaborativos e gostam de trabalhar nessa direção. E isso ainda pode ajudar você a pagar os boletos no final do mês!
É comum, hoje, termos CANAIS COLABORATIVOS nas grandes empresas, em que diferentes departamentos se cotizam para pagar os custos da TV Indoor e depois fazem uso comum da ferramenta.Exemplo: RH gerencia 50% da programação, correspondente à Comunicação Institucional Interna.
Segurança gerencia 10% da programação, trazendo comunicados exclusivos. O departamento de vendas gerencia apenas as TVs alocadas na sua área, trazendo dados de mercado importantes para os vendedores e métricas a serem atingidas.
3) Gerencie o Desempenho das suas Equipes
A sinalização digital para Gerenciamento de Desempenho, Indicadores e Gestão à Vista são outros usos que estão em alta. Call Centers, empresas de tecnologia da informação e todas as outras organizações que utilizam indicadores de desempenho (KPIs) estão resgatando esses dados dos quase nunca vistos relatórios internos e passando a fazer a sua exposição de forma menos fria em telas digitais.
Mostrar esses dados em caracteres garrafais e telas com brilho e movimento, não apenas torna os colaboradores mais conscientes das métricas a serem alcançadas, como evidencia a importância de manter esses números na memória recente de todos os envolvidos.
Ao coletar informações numéricas importantes de vários bancos de dados, a sinalização corporativa se torna uma ferramenta eficaz para rastrear KPIs em tempo real.
A sinalização pode mostrar o quanto as equipes estão atingindo suas metas ou até onde elas podem ir. Ao usar métricas para decidir o que as equipes precisam fazer a seguir, os funcionários têm o poder de tomar decisões baseadas em dados, agindo de acordo com o que é realmente importante, em vez do que eles mesmos consideram importante. Conselho “de mãe”: exponha esses dados!
4) Valorize e Motive a sua Equipe
Valorizar a equipe e os funcionários que se destacam é uma prática antiga do RH, mas que pode ganhar novos contornos com o Digital Signage.
Reconhecer funcionários por meio da exposição nos canais internos é uma boa maneira de destacar o trabalho árduo e expressar o valor de um indivíduo para a empresa. Quando implementados corretamente, os programas de reconhecimento podem aumentar a satisfação dos funcionários em 15%, diretamente relacionados a um aumento na produtividade e receita.
Vídeos, fotos e registros de festas internas são sempre bem-vindos e motivo de bate-papos, piadas e brincadeiras que fazem parte do convívio. Ao trazer leveza e descontração para o ambiente de trabalho, criam-se egrégoras que fortalecem os laços entre os colaboradores, os tornando mais íntimos e participativos.
A melhor fórmula para o reconhecimento começa por agradecer a pessoa pelo nome. As telas internas de sinalização digital podem ser usadas para exibir não apenas indivíduos, mas também as contribuições dos funcionários e as pessoas que enviaram o reconhecimento – um chefe do departamento, por exemplo.
Temos visto iniciativas bastante criativas e descontraídas – muitas vezes consideradas pouco “sérias” por sisudos executivos – que têm um valor enorme para o ambiente de trabalho. Fotos de pets ou da família dos colaboradores são uma forma absolutamente brilhante de “quebrar o gelo”, sair da caixinha e aproximar as pessoas, humanizando as relações.
Lembre-se: os Millenials são muito mais informais e descontraídos que os Baby Boomers. O que é uma comunicação eficaz para um pode ser considerada extremamente chata e careta para outro.
5) Fortaleça os Valores da Empresa
Os “manuais” de boas práticas corporativas sempre batem nesta tecla: é preciso definir A MISSÃO, A VISÃO E OS VALORES da empresa! Tanto é que é difícil encontrar apenas um site de empresa que não tenha uma área dedicada ao tema. Mas, sejamos sinceros, quem os lê? Se é tão importante, por que ninguém sabe, ninguém conhece, ninguém viu?
Além da agência de comunicação, que produz o texto, e o presidente da empresa, que aprova, é muito raro encontrar qualquer funcionário que tenha claro quais são esses valores. E por quê? Porque existe, mas não é comunicado! É um conceito morto, que repousa eternamente num canto escondido do site!
Voilà! Aí está outra chance de trazer à luz, de forma clara, quais são os rumos da empresa. E não somente este, mas todas as outras diretrizes que são definidas após longas reuniões e exaustivos trabalhos, que acabam esquecidos em alguma gaveta de um departamento qualquer. Se existem diretrizes, elas devem ser conhecidas por todos!
6) Gerenciar Espaços é Outra Possibilidade
Assistimos a uma verdadeira explosão dos Coworks nos últimos anos. Além deles, as empresas estão deixando os lugares fixos e partilhando, não apenas as salas de reunião, mas também os postos de trabalho. É comum que algumas empresas concedam o home-office pelo menos 1 vez por semana aos seus funcionários. E, assim, trazem mais qualidade de vida aos funcionários e economizam espaço e recursos do escritório.
Utilizar a sinalização interna para o gerenciamento desses espaços comuns é uma outra maneira de aproveitar a tecnologia e gerar economia.
Com soluções de sinalização digital, as organizações podem tornar mais fácil para as pessoas trabalharem juntas. Esse processo pode ser integrado a sistemas internos de negócios, melhorando efetivamente o ambiente de trabalho e reduzindo os custos imobiliários.
7) O Autoatendimento Facilita a Vida de Todos
Por fim, o AUTOATENDIMENTO se popularizou de tal forma que é de se esperar que a partir de um certo tamanho as empresas instalem terminais para auxiliar funcionários e visitantes com informações básicas, que podem ser obtidas de forma rápida: - Onde fica o departamento de RH? (Mapa do site) - Quais documentos necessito levar ao RH para efetuar registro em carteira?
Essa solução, que pode incluir mapas de localização do prédio, juntamente com as direções destacadas, facilita o dia-a-dia, economiza tempo dos funcionários e reduz filas.
8) Procure Impactar o "Clima Organizacional"
Pesquisas apontam que menos de 20% das empresas têm se dedicado a criar um clima organizacional coerente com a sua proposta de trabalho, enquanto que quase 100% dos executivos consideram que o clima da empresa causa muito impacto na produtividade.
O tom de voz adotado, o tipo de mensagem veiculada e o grau de amistosidade nas TVs corporativas é outro elemento que pode colaborar fortemente com o CLIMA DA ORGANIZAÇÃO.
Se a sua empresa está passando por uma situação difícil, mostrar um lado positivo pode ter grande impacto sobre todos. Tratar a questão não como problema, mas como um novo desafio, mudando a ótica das coisas, pode ser outro caminho válido.
E se a sua empresa está em plena expansão, nada melhor do que fortalecer o “SENTIMENTO DE PERTENCER”, o orgulho de fazer parte de uma organização próspera e que tem muito a oferecer aos seus funcionários!
9) Big Data: É Preciso Tocar Nesse Assunto
Sim, é preciso tocar nesse assunto, porque muita gente fala na importância dos dados relevantes para as tomadas de decisão, mas pouco se tem feito para comunicá-los devidamente.
Devido aos avanços tecnológicos, a definição de Big Data mudou ao longo dos anos. No entanto, uma coisa que permanece igual é que o volume de dados continua crescendo a uma velocidade extremamente rápida. Todos os dados, em qualquer formato, que sejam usados para se obter percepções e gerar valor são considerados Big Data. Mas... o que fazer com esses dados? Expô-los em relatórios que ninguém lê?
Se os Big Data são tão importantes para gerar percepções, é hora de fazer um esforço de integrá-los ao dia a dia das organizações! Números de mercado, métricas de venda, registros passados e tudo que for importante deve ser EXPOSTO e EXALTADO, para que cada colaborador seja detentor dessa informação, podendo tomar decisões e achar rumos coerentes com os objetivos da organização.
10) Ambientação: A Primeira Impressão é a que Fica
AMBIENTAÇÃO é outro uso que acrescenta uma aura de magia, modernidade e muita classe para escritórios decorados com telas digitais. Alguns arquitetos e designer s têm sido bem ousados: janelas digitais com paisagens naturais... paredes de vidro com cachoeiras... vídeos cinematográficos em grandes formatos...
A entrada para o escritório é a sua primeira oportunidade para envolver tanto funcionários quanto visitantes. Os murais digitais são uma forma muito interessante de oferecer a experiência "incrível" para ambientar, veicular a sua mensagem e encantar as pessoas.
Nas áreas de espera, a sinalização digital tem a função de encurtar o tempo de espera percebido e/ou reforçar a marca.
Adorei ver uma tela de Digital Signage usada como quadro... A diferença é que as “pinturas” se sobrepõem, mostrando diversas obras de arte. Simplesmente mágico!
11) Gere Estímulos: TV ao Vivo
À medida que uma nova força de trabalho assume o escritório, você precisa encontrar maneiras inovadoras de impactar o público. As “lives”, ou as transmissões ao vivo, já são populares nas mídias sociais e não podem ficar de fora. São estímulos de integração e dinamizam o corpo profissional.
Palestras, mensagens do presidente, eventos... são bons motivos para reunir a equipe e aprender em grupo!
12) Centralize, Padronize, Agilize!
Para centralizar, padronizar e agilizar a comunicação, não existe ferramenta melhor. O Digital Signage proporciona todos esses benefícios. Relatórios mensais de publicação, subadministradores, preview, moderação e diversas outras funcionalidades são possíveis com um bom software em mãos.
Nada melhor do que um exemplo real, então trago o print aqui de um diálogo cotidiano em nossos escritórios que simbolizam muito bem a questão “versatilidade e agilidade”. No caso, um grande cliente, uma Confederação Empresarial que possui um Teatro no Centro de São Paulo. Willian é nosso técnico, responsável pelo monitoramento e manutenção do sistema. E o atendimento por WhatsApp.

13) A Força do Impacto da Informação
Se você não está familiarizado com estratégicas de campanha, dê um pulo até a sala do marketing e pergunte a eles qual é o papel que tem o brilho e o movimento para atrair a atenção das pessoas. A resposta será, sem dúvida, “é fundamental”!
O brilho e o movimento são 10 vezes mais eficientes do que uma imagem parada. Por isso, os outdoors que possibilitam a colocação de imagens e vídeos são muitíssimos mais valorizados como espaço publicitário do que os cartazes inanimados.
Na comunicação interna, dá-se o mesmo. O movimento e o brilho dos écrans, se feito com talento e um pouco de criatividade, darão um impacto de leitura muitas vezes superior do que qualquer tipo de peça imóvel, seja ela um texto de intranet ou um cartaz impresso.
Por fim, a comunicação fica cada vez mais difícil à medida que os colaboradores são inundados com ligações, reuniões e e-mails, e afogados em mensagens que chegam a todo instante. E você, por outro lado, que precisa transmitir informações importantes, não pode deixar que suas mensagens sejam postas de lado. Soluções existem, mas é preciso acompanhar o ritmo da comunicação atual.
Perguntas sobre o tema podem ser enviadas para antonio@sintonia.com.br. Se você não quer seu nome exposto, nem o de sua empresa, sinalize isso em sua mensagem. Até a próxima!




link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link